РУССЛИЙ

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Tsunami Grisalho

(matéria recebida por e-mail do autor)


O tsunami grisalho já está aí! O rápido aumento da longevidade exige alta prioridade de ações, para os idosos e para as organizações. Nunca se viveu tanto, somos todos pioneiros na busca de novas formas de lidar com o envelhecimento. Em poucos anos teremos mais idosos que jovens em nosso país, e ninguém foi educado para viver tanto tempo.

Os idosos, com décadas adicionais de vida ativa, buscam novas formas de trabalho que lhes dêem um sentido de utilidade. Com estilos de vida mais saudáveis, com atividades físicas e com trabalhos significativos, os idosos podem e devem reavaliar suas vidas e definir o futuro que querem, preparando o “projeto de vida e carreira” com apoio de um coach. Existe trabalho para os idosos colocarem em prática suas competências e experiência.

As empresas começam a se preparar para essa nova realidade, com ações que vão muito além dos PPA – Programa de Preparação para a Aposentadoria. Os idosos não querem se aposentar, não querem “ficar no aposento”. Querem contribuir e sentirem-se úteis. Organizações com visão e iniciativa já avaliam os impactos da longevidade, oferecem a seu pessoal palestras de sensibilização para o envelhecimento, treinamento aos idosos para preparação de seus “projeto de vida e carreira”, coaching para gestores e para idosos, workshops para o bom relacionamento entre gerações e revisão das políticas e práticas de gestão de pessoas.

Esse momento oferece uma grande oportunidade de alavancar os resultados da organização: idosos têm altas qualificações, são competentes, leais e assíduos e ... têm geralmente um custo mais baixo. Esta é uma forma inovadora de gerar resultados para os próprios idosos, para a empresa e para a sociedade. A Revista Business Week, em junho/2005, já afirmava “pessoas no alto de seus 50, 60 ou 70 anos são a fonte de recursos humanos mais subutilizada. É necessário fazer uma profunda reavaliação das capacidades do profissional mais velho”.

Abaixo você encontra o artigo “Meu sobrenome sumiu! O coaching pode ajudar?”, publicado na Revista Coaching Brasil em Fevereiro/ 2019. Quer conhecer mais e aprofundar mais sobre o tema?

Sugiro o livro “Envelhecer de bem com a vida”, recém lançado, e disponível em https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1084015059-livro-envelhecer-de-bem-com-a-vida-_JM?quantity=1

Que tal conhecer as soluções que oferecemos para o tsunami grisalho? Visite nosso site www.boog.com.br/idosos, onde apresentamos um conjunto integrado de ações para o desenvolvimento dos idosos e das empresas.

Estamos disponíveis para conhecer suas expectativas e detalhar as soluções que oferecemos.



Cordialmente

Gustavo G. Boog
Diretor e Coach
Fone + 55 11 5183-5187 ou 5183-5096
Celular + 55 11 991 377 691
R. Andréa Paulinetti, 274 Brooklin 04707-051 São Paulo SP Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário