Artigo publicado no dia 15/05/2015, na pág. 9, no jornal A GAZETA DO POVO, com machete na capa do jornal:
Festividades em Santa Rosa
"Conforme resolução da ONU, de que seriam comemorados em todo o mundo, no dia 09 de maio - DIA DA VITÓRIA e os 70 anos do fim da II Guera Mundial (1945-2015), contra o nazi-fascismo.
Em Campina das Missões foram realizadas solenidades junto à Praça Russa São Vladimir, no sábado, dia 09 de maio às 10h45min, em homenagem e honra ao DIA DA VITÓRIA, evento organizado pela Associação Cultural Russa Volga do Brasil, com apoio da Administração Municipal e da Igreja Ortodoxa.
Várias autoridades se fizeram presentes ao evento, entre as quais o Exmo. Sr. Prefeito Municipal Ademir Renato Nedel, Vice-Prefeito, Vereadores, Presidentes de instituições, Padre Viktor da Igreja Ortodoxa, além de lideranças da comunidade.
Na oportunidade fizeram uso da palavra, o Presidente da Associação Cultural Volga, Jacinto Zabolotzky, o Revdo. Padre Viktor, o Vice-Prefeito Marino Goerlach e o Prefeito Ademir Renato Nedel, todos enalteceram a data e a memória dos que tombaram na II Guerra Mundial, heróis que pagaram com a vida para garantir a paz para as futuras gerações.
Como tributo e um marco para salvar a história e deixar para a posteridade, foi descerrada placa alusiva ao evento, em "Memória longa inesquecível para aqueles que heroicamente defenderam os ideais de verdade e bondade. Glória eterna aos heróis da II Guerra Mundial, em comemoração ao 70º aniversário do Dia da Vitória (1945-2015)."
"Heróis tombados morreram, mas antes deram a todos a certeza da vitória".
As orações póstumas em memória eterna aos heróis da II Guerra Mundial foi a cargo do Revdo. Padre Viktor Ivanyk, da Igreja Ortodoxa, que fez a benção final.
A hora artístico-cultural foi a cargo do Grupo TROYKA e após a Rainhas da Etnia Russa Regional Nicole Braun e a Rainha do Grupo TROYKA Regina Chartanovitch colocaram flores no Portal da Praça, em homenagem e memória eterna dos que tombaram na II Guerra Mundial e também colocaram a todos os presentes as fita de São Jorge - simbolo do heroísmo militar.
Também foram lembrados e homenageados os Pracinhas brasileiros, entre os quais Claudino Perius, de Campina das Missões e Fernando Hartmann, de Claudio Godói que participaram da FEB, na batalha de Monte Castelo, Itália, mas que felizmente retornaram vivos ao Brasil, ambos já falecidos.
Na parte da tarde de sábado, 09 de maio, as 16h, o mesmo evento foi comemorado em Santa Roa, junto ao monumento ao Expedicionário Weber, situado a av. que leva o seu nome, com presença de várias lideranças, entre as quais o Comandante Geral da Brigada Militar, Ten.Cel.Vladimir Ribas, do Comandante do Regimento / Quartel do Exército - 19º RCMEC, bem como foram colocadas flores junto ao Monumento e fitas de São Jorge ao presentes.;
O Padre Viktor fez orações em memória eterna aos heróis que tombaram na II Guerra Mundial e a benção do referido monumento."
Nenhum comentário:
Postar um comentário