...e os ingressos para esse balé já estão disponíveis a partir do dia 19 de março (nesta segunda) através do site www.ingressorapido.com.br, pelo telefone 3397-0327 ou na bilheteria.
Serviço:
Companhia de Dança Ucraniana Virsky
Theatro Municipal
entre 1º e 4 de maio de 2012
Ingressos: R$80,00 a R$180,00.
Telefone: 3397-0327
Compra de ingressos pelo site: http://www.ingressorapido.com.br/Evento.aspx?ID=19728
Sinopse (transcrito do site: www.oscorujas.com.br):
Uma das mais tradicionais companhias de dança europeias, o Balé Nacional da Ucrânia – VIRSKY – chega ao país em abril para uma extensa turnê pelo Brasil.
As cores brilhantes, as coreografias de tirar o fôlego, a riqueza e a originalidade de suas apresentações – esse é o mundo de Virsky, carregado de paixão e poesia, com espetáculos vibrantes que emocionam e encantam as plateias do mundo todo com suas cores, sua alegria e energia.
Foi essa interação única com a plateia que fez da Virsky – Balé Nacional da Ucrânia, uma das principais companhias de dança da Europa e um dos mais aclamados grupos de danças nacionais do mundo.
Batizada com o nome de seu fundador, Pavlo Virsky, a companhia vem se destacando pelo seu virtuosismo e pela magia de seu repertório, acumulado em 75 anos de tradição.
Em abril, a companhia chega ao Brasil para uma extensa turnê com produção da Dell’Arte Soluções Culturais. Eles se apresentarão no Rio de Janeiro (17 e 18 de abril, Teatro João Caetano), Novo Hamburgo (9 de abril, Teatro Feevale), Porto Alegre ( 10 e 11 de abril, Teatro Bourbon Country), Curitiba (13 e 14 de abril, Teatro Guaíra), Belo Horizonte (19 de abril, SESC Paladium), Brasília (26 e 27 de abril, Teatro Nacional), São Paulo (1, 2 e 3 e 4 de maio, Theatro Municipal) e Santos (5 de maio, Teatro Coliseu). Outras datas poderão ainda ser confirmadas para a turnê nacional.
A companhia
Considerado um dos grupos de maior prestigío no mundo, o Balé Nacional da Ucrânia reúne em suas apresentações mais de 50 bailarinos em cena e orquestra ao vivo. Foi criado em junho de 1937 pelos coreógrafos Pavel Virsky e Nicolai Bolotov.
Virsky dirigiu a companhia de 1937 a 1975, ano de sua morte, e em sua homenagem, a companhia passou a ter o seu nome – uma prova da contribuição deste artista para a dança.
A partir de 1980, Miroslav Vantoukh assume a direção da companhia. Com ele se reconstruíram as danças criadas por Pavel Virsky, consideradas clássicas dentro da linguagem teatral. Para a crítica, aliás, a dupla Pavel Virsky e Miroslav Vantoukh se destaca entre os grandes criadores do século XX, por seu repertório variado e de tanta riqueza teatral.
Entre os exemplos desta obra extensa, estão o burlesco Povzounetz, a beleza incomparável da Dança das Rendilheiras e o muitas outras.
O principal objetivo do Balé Nacional da Ucrânia é pesquisar, reunir e difundir as tradições e costumes da cultura do povo ucraniano a partir do estilo de dança regional e de novas coreografias que captem o espírito do passado e do presente do país.
Partindo deste princípio, seu fundador, Pavlo Virsky, criou composições coreográficas de elevado nível artístico que serão apresentadas no Brasil, como Ucrânia minha Ucrânia, Os Marinheiros e divertida dança Kozaka Povzunets.
Ao lado destas danças estão, Dança ucraniana com o tamborim, Montes Cárpatos, Polka da Volinia, Dança Cigana, Hutsulka, Zaporozhti, Hopak (Dança Nacional) entre outras incorporadas pelo diretor Myroslav Vantukh, com grande sucesso em vários países.
Conduzidas pelo renomado músico ucraniano Alexander Cheberko, todas estas coreografias destacam o virtuosismo, agilidade, beleza e humor dos bailarinos do Balé Nacional da Ucrânia. Tudo isso faz do espetáculo de Virsky uma experiência inesquecível, pela riqueza teatral e pela beleza incomparável deste conjunto harmônico e suntuoso.
A turnê do Virsky no Brasil faz parte das comemorações dos 20 Anos das Relações Diplomáticas Brasil-Ucrânia.
CRÍTICAS
“O alto nível artístico e técnico é simplesmente avassalador. A palavra ‘profissionais’ subestima este grupo, é quase um insulto. Há muito, eles ultrapassaram a fronteira do profissionalismo e foram além.” – The New York Times
“Todos os movimentos são executados em alto nível de desempenho, apesar da complexidade e do ritmo dinâmico da música, todos trabalhando como um só. Nem parece que são dezenas de bailarinos no palco, tamanha a sincronia entre eles.” – The Washington Post “Um espetáculo com tanta destreza e dinamismo tem tudo para cativar qualquer plateia. O Balé Nacional da Ucrania é muito mais do que isso: é um sonho deslumbrante!” – Le Figaro.