D. Elena como é conhecida por todos, nasceu na Sibéria, na cidade Tumén em 1953, chegando ao Brasil em 1992, no estado do Paraná. Logo se mudou para São Paulo.
Concluiu os estudos na Rússia e é diplomada pela Escola de Medicina de Donetsky, cidade da Ukrânia.
Em contato com a comunidade russa em São Paulo ficou sabendo do trabalho no Lar São Nicolau, mantido pela Sociedade Filantrópica Paulista e logo aceitou o posto oferecido pela diretoria de Encarregada Geral, em 12 de outubro de 2004.
Dado o perfil dos residentes, pessoas de idade avançada, muitos com mais de 80 anos que tem dificuldade em expressar-se em outro idioma senão o russo, D. Elena contribui diariamente para que a comunicação entre eles, os funcionários e visitantes seja sempre melhorada, já que muitos também não tem parentes próximos e aqui são tratados como pessoas da família. Falando sobre os residentes, lembrou-se de muitos amigos que se foram e com quem pode conviver, comentando sobre suas histórias.
D. Elena disse que este lugar é como um centro de convivência onde os mais velhos, originários de tão longe, podem se sentir mais próximos da sua pátria antiga, através das conversas em russo, da decoração, da comida, e da observação dos costumes e tradições russos, que D. Elena procura sempre manter, principalmente com afeto, para que possam matar a saudade de sua terra e da família. Assim procura fazer que o Lar São Nicolau tenha um ambiente bem familiar
Contou que os aniversários são lembrados e também comemorados os "dias de santo" como é costume na Rússia - o dia de Santa Helena foi nessa sexta, 3 de junho - e também a Páscoa, a Maslenitza (Blinis) que é celebrado 40 dias antes da Páscoa, Natal que é sempre no dia 7 de janeiro (13 dias após o Natal do calendário atual); sendo todas as datas religiosas de acordo com o antigo calendário.
D. Elena lembra que as visitas são sempre bem-vindas, das 9 às 18 horas, respeitando assim os horários de descanso, e que a porta está sempre aberta para os amigos que queiram vir prosear com os residentes.
Uma avó muito "coruja", D. Elena se orgulha de seus três netinhos: Iago de 6 anos, Alexei de 4 anos e Gregori de 3 meses, dois deles filhos da filha que agora mora na Bahia. A filha e o filho, casados com brasileiros, a fazem sentir também brasileira, ainda mais que estará completando 20 anos de Brasil agora em 2011.
Na foto abaixo D. Elena na sala principal da Zakuska, usada em ocasiões mais formais, que decorou em estilo russo, com os quadros, gravuras, Ícones religiosos e também bonecas e ovos de páscoa pintados russos, tendo à frente um autêntico samovar russo (bule para servir chá):
A foto abaixo mostra um típico quarto de residente, que D. Elena nos mostrou aqui no Lar São Nicolau, com as fotos de familiares, uma poltrona para leitura, flores, quadros e almofadas; este pertence à Sra. Nadya:
Nenhum comentário:
Postar um comentário