РУССЛИЙ

sábado, 29 de novembro de 2014

terça-feira, 25 de novembro de 2014

A poesia de Helena Kolody

Os pais de Helena Kolody eram ucranianos. Conheceram-se e se casaram no Brasil. A primeira filha do casal, Helena, nasceu no dia 12 de outubro de 1912. Fez o curso primário em Rio Negro – PR e, em seguida, mudou-se para Curitiba, onde ficou por dois anos. Voltou a residir em Mafra/Rio Negro, onde estudou piano, pintura e escreveu seus primeiros versos aos 12 anos.
Helena Kolody é uma das figuras mais importantes das letras paranaenses, embora ainda não haja gravado o seu nome no quadro mais amplo do reconhecimento nacional. Poetisa de atitudes discretas, alheia às autopromoções.
Contudo, pelo tom da voz, pela delicadeza dos sentimentos, pela autenticidade lírica e pela temática, ela é, com certeza, a poetisa representativa de seu estado. E isso não apenas pela maturidade regional, mas também por haver acrescentado a voz do imigrante à temática da poesia brasileira.


"Nas mãos inspiradas
nascem antigas palavras
com novo matiz"

Helena Kolody

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

TROYKA ABRILHANTA A MAGIA DO NATAL 2014

A abertura da 4ª edição da Magia do Natal 2014 foi realizada no dia 14 de novembro, sexta-feira, a partir das 20h30min no salão paroquial de Campina das Missões.

Dentre os vários grupos que se apresentaram o Grupo Folclórico Russo Troyka , mantido pela Associação Cultural Russa Volga do Brasil, abrilhantou o evento natalino com danças alegres e vibrantes do fascinante folclore russo, ocasião em que encantou os presentes. Enorme público prestigiou o evento que assinala o início das programações natalinas de 2014.
Troyka dançando VALENIKI

Troyka dançando VALENIKI

CORAL MELODIA NA SFP

Dia 16/11 o Coral Russo Melodia apresentou-se na sede da SFP.
Após a linda apresentação foi servido um chá aos presentes e um bate-papo informal.
Contamos com a presença do  Sr. Amir A. Khisamutdinov, historiador da Universidade de Vladivostok, que ficou hospedado na SFP, colhendo material sobre a imigração russa no Brasil.



Sr.Igor Chnee e Sr. Amir Khisamutdinov








Poeta Russo ou Brasileiro?

Pode ser os dois!

Oleg Andréev Almeida, poeta lusófono de procedência eslava, nasceu em 1º de abril de 1971 na Bielo-Rússia que, naquela época, fazia parte da União Soviética. Formado em Letras (1992) e pós-graduado em Administração Financeira (1999), seguiu uma longa carreira de tradutor, analista e executivo na área comercial. Começou a escrever muito cedo e, nos anos 80-90, publicou vários poemas e artigos nos periódicos de Gômel, sua cidade natal. Veio radicar-se no Brasil em 2005. Desde então mora em Brasília e trabalha como tradutor do vernáculo russo. Os versos dele escritos em português integram diversas antologias da Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE/Rio de Janeiro), do Movimento Cultural “Celeiro de Escritores” (Santos, SP) e outras editoras brasileiras, sendo também divulgados através da mídia eletrônica

“Surpreendente o domínio da língua portuguesa por um poeta eslavo! Degusta as palavras e os sentidos em poesia que linda com a prosa, de forma direta, confessional, sutil mas, ao mesmo tempo, incisiva. Aposto no talento dele.” Antonio Miranda 

Página web do poeta: https://sites.google.com/site/olegalmeida/

... e uma amostra de sua poesia:

Autorretrato.
Não quero ser político
nem empresário, nem executivo;
ainda menos, líder da maioria vitoriosa.
Não me atrai a perspectiva
de viver preso ao telefone,
de dar entrevistas a torto e a direito,
de prestar contas ou, Deus me livre, depoimentos
no fim da jornada.
Não é que pregue a modéstia
que, aliás, não faz parte do meu caráter,
mas, vendo o ápice do Olimpo coberto de nuvens,
duvido que valha mesmo a pena atingi-lo.
De modo nenhum me seduz a glória,
sobretudo a póstuma,
bem como a opulência exagerada,
pois, com o tempo, esta perece nas baixas da bolsa
ou passa a juntar as baratas,
enquanto aquela cede lugar a outros louvores
falsos ou verdadeiros.
Não é que me curve perante a realidade,
mas, certo de que nas pontas da básica equação
ficam o tombo e o coqueiro igualmente concretos,
acho mais razoável manter-me na defensiva,
distante dos cargos de alto nível.
Não gosto, enfim, de vestir-me de preto e branco,
tampouco de integrar os esquemas
montados pela vontade alheia:
temo as cores monótonas,
e deixa-me trêmulo a simetria que se alinha à morte.
Não é que seja covarde por natureza,
mas, apegado a tradições seculares,
prefiro a lancha ao navio
e ao trombone, a flauta.
O íntimo sonho que tenho
consiste apenas em acordar cedinho –
toda manhã, de domingo a sábado – ,
abrir os olhos nessa penumbra cinzenta,
pela qual se costuma julgar de como será o dia recém-nascido,
ao lado da mulher amada,
que dorme de bruços, nua e confiante,
beijar os ombros aveludados dela
e, dando-me conta de que estou vivo,
agradecer, humilde, a quem criou a vida
por tê-la criado tão simples e cheia de bagatelas maravilhosas.
Numa palavra, evito acrescentar ao que foi concebido pequeno,
e, dada a mínima diferença entre vencido e vencedor,
não quero ser Davi nem Golias...
Quero ser Eu.

(estraído do blog de Antonio Miranda: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/distrito_federal/oleg_almeida.html)

Entrevista: http://www.cranik.com/entrevista203.html


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

PROGRAMA DE VOLUNTÁRIOS JOGOS OLIMPICOS E PARAOLIMPICOS 2016

 



 As inscrições para ser voluntário nos Jogos Rio 2016,   pode ser feito  através do site www.rio2016.com/voluntarios ou pela central de relacionamento 21 3004-2016.
As inscrições encerram-se no dia 15 de novembro de 2014.


quarta-feira, 5 de novembro de 2014

COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DO CORAL MELODIA

Em 1989  Alexander Politansky, regente e arranjador, reuniu um grupo de cantores profissionais e amadores de origem russa , no total 23 pessoas,e fundou o Coral Russo " Melodia ". Entre eles: Natalia Shigaeff, Vladimir Shigaeff, Svetlana Politansky, Galina Chevtchuk, Elga Drizul, Nely Melnikov, João Duarte, Arkadiy Kalinin, Liubov Zamkovoy, Liuba e Pedro Rezesky, Tatiana Postoev,Veremetinsky, Vagapov , Nina Dunaev , Tamara e Serguey Hilinskiy, Elena Matafonov, Abel Fonseca,  Victor Selin ...
A primeira apresentação do coral  foi em 1990 no Colégio Cardeal Mota no concerto organizado em conjunto com o Grupo Troyka / Nadejda  e teve muito sucesso, o qual  acompanha o coral ate hoje em todas as suas apresentações ao publico em teatros, festivais, museus e bailes.
Muitos dos fundadores do coral estavam presentes na festa no dia 25 de outubro no salão Nobre do Clube Kolping, onde o  Coral Russo 'Melodia' comemorou os 25 anos da sua fundação com um concerto, jantar e baile  com a presença de ilustres convidados : Consul Geral da Russia, Konstantin Kamenev, consul e vice representante do  Rossotrudnichestvo no Brasil,  Konstantin Biruikov, membros do Consulado , antigos participantes do Coral, familiares e amigos dos participantes do Coral "Melodia".
Durante a festa foram agraciados pelo Consulado da Russia em São Paulo com Diplomas , como  reconhecimento e gratidão pelos serviços de desenvolvimento e continuidade da musica clássica russa e cultura vocal : Galina Chevtchuk, Natalia Shigaeff, Svetlana Politansky, Vladimir Shigaeff e Yury Ponomaryov, entregues pelo Consul Geral Konstantin Kamenev.

A festa dos 25 anos transcorreu num ambiente fraternal e alegre com mais de 200 pessoas presentes e ficara na memoria dos presentes, pois foi um sucesso.

















Matéria: Sra.Galina Chevtchuk