РУССЛИЙ

terça-feira, 26 de agosto de 2014

SEMINÁRIO INTERNACIONAL BRASIL-RÚSSIA: MIGRAÇÃO INTERNACIONAL NO SÉCULO XXI



A Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo  com 33 anos de existência pioneira na divulgação da  cultura russa  com danças e coral, tem diversificado seus eventos como work shops, exposições e palestras culturais.


Dentro deste espírito de diversificação realizou no dia 22/08/2014: O SEMINÁRIO INTERNACIONAL BRASIL-RÚSSIA: MIGRAÇÃO INTERNACIONAL NO SÉCULO XXI, na UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE, com presença de 5 professores provenientes da Rússia.


 

Evento este organizado durante 1 ano sob coordenação da Profa. Dra.  Patrícia Tuma Martins Bertolin, Sergey V. Ryazantsev e Vera Gers Dimitrov, que contou com  apoio do Consulado Geral da Federação da Rússia em São Paulo e Rossotrudnichestvo.
Ressaltando a abertura magnífica feita por Ekaterina Spnitskaya representando o Consulado Geral da Federação da Rússia em São Paulo.
Tradutores e intérpretes Sr.Victor E. Selin e Sra. Ekaterina Pivinskaya.





 
PALESTRANTES: 

HÉLCIO RIBEIRO
Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (1999), mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (1993) e bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1986). Atualmente é professor adjunto I da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, nos cursos de Graduação em Direito e Mestrado em Direito Político e Econômico (São Paulo) e professor de Sociologia Jurídica Hélcio e Filosofia do Direito das Faculdades Integradas Campos Salles, em São Paulo . Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito. Desenvolve pesquisa sobre os temas Direito e Democracia, Democracia deliberativa e participativa, Sociologia do Poder Judiciário, Teoria política e jurídica em Jurgen Habermas.

Paulo Illes - Coordenador de Políticas de Migração de Direitos Humanos de turismo em São Paulo.
Roman V. Manshin
Doutor em Economia, Pesquisador Sênior do Centro de Demografia Social e Sociologia Econômica, Instituto de Sócio-Política de Pesquisa da Academia de Ciências da Rússia (Moscou, Rússia)
Lídia I. Bardakova
Chefe da Fundação "Falando-e  cuidando" (São Petersburgo, Rússia)
Patrícia Tuma Martins Bertolin
Vice-Diretora da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutora em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (2000), Mestre em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (1994) e Graduada em Direito pela Universidade da Amazônia (1989). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Conceito CAPES 5), e líder dos grupos de pesquisa "O Direito do Trabalho como instrumento de cidadania e limite ao poder econômico" e "Mulher, Sociedade e Direitos Humanos". Participou do Projeto de Inclusão Social Urbana "Nós do Centro" (2009), em uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, a União Européia e a Universidade Mackenzie. Participou do projeto de pesquisa , financiado pelo CNPq, "Da exclusão social no acesso ao emprego à inserção excluída: divisão sexual do trabalho de mulheres na indústria têxtil", no âmbito do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
 Luciana Veloso
Graduada em Administração de Empresas pela FGV/EAESP (2003) e em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006). Especialista em Direito Público pela Escola Paulista de Direito (2008). Mestre (2010) e Doutoranda em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016). É Auditora Fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego desde 2007. Interessa-se pelas questões de gênero, tendo sido bolsista em um Projeto de Extensão sobre Inclusão Social Urbana realizado entre 2009 e 2010 pela UPM, Prefeitura de São Paulo e União Européia. Especializou-se no tema da saúde mental e trabalho, com destaque para o advento dos riscos psicossociais. Atua profissionalmente no combate ao assédio moral institucional (organizacional) e discriminação. Integra o Grupo de Pesquisa sobre Direito do Trabalho como Instrumento de Cidadania e Limites ao Abuso do Poder Econômico, no âmbito da Faculdade de Direito da UPM, sendo responsável pela realização de pesquisas a respeito da Saúde e Segurança no Trabalho. Na mesma instituição, integra o grupo de pesquisa Mulher, Sociedade e Direitos Humanos. É colaboradora da Revista Síntese Trabalhista e Ambiental (IOB) e professora de Metodologia Científica e Direito do Trabalho em Cursos de Pós-Graduação.

Ana Maria Leitão Vieira
Museóloga do Museu da Pessoa. Foi Diretora do Memorial do Imigrante.
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972). Atualmente é consultora - Museu da Pessoa Ltda. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: imigração, museologia e migrações humanas.

Artem S. Lukyanets
Doutor em Economia, Pesquisador Sênior do Centro de Demografia Social e Sociologia Econômica, Instituto de Sócio-Política de Pesquisa da Academia de Ciências da Rússia (Moscou, Rússia)


Szymon Z. Parzniewski
Estudante do último ano do duplo Mestrado em Relações Internacionais (Maib) na Freie Universität Berlin, Humboldt Universität, Universität Potsdam e do Instituto Estatal de Moscou de Relações Internacionais (MGIMO) (Moscou, Rússia); Ph.D. prospectivo aluno da Escola de Governo e Sociedade - INLOGOV e do Instituto de Pesquisa em superdiversidade na Universidade de Birmingham (Birmingham, UK). 

Solange Teles da Silva
Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1991), Diploma de Estudos Aprofundados (D.E.A.) em Direito Ambiental pela Universidade Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1994/1995), especialização na Rhodes Academy of Oceans Law and Police - Rhodes Academy (1998), Doutorado em direito pela Universidade Paris I (Panthéon-Sorbonne) (2001) e Pós-doutorado pela Universidade Paris I (Panthéon-Sorbonne) (2005). Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (2003-2012). Atualmente é Professora do Programa da Graduação (Direito Ambiental) e do Pós-Graduação Strito Sensu em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Pesquisadora do CNPq (2007-2010) (2012-...), Membro suplente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) (2009-2011) (2012-2014). Tem experiência na área de direito, com ênfase em Direito Ambiental e Direito Internacional do Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: direito ao meio ambiente, conflitos ambientais transfronteiriços, responsabilidades, águas, meio ambiente urbano, resíduos, biodiversidade, biotecnologia e energia.
Professora de Direito Ambiental na Universidade Presbiteriana Mackenzie 

Paula Zambelli Brasil
Doutoranda em Direito Político e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Avaliadora INEP / MEC / SeSu dos atos Regulatórios de Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos Superiores. Professora, Tutora e Conteudista em EAD, da Graduação em Direito da Universidade Nove de Julho - SP (disciplinas de Direito Público). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia - MG (1998) e mestrado em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS (2000). Membro da Abedi (desde 1999). Possui experiência em gestão acadêmica, foi coordenadora de graduação e pós-graduações lato sensu em Direito por 5 anos

Sergey V. Ryazantsev
Membro correspondente da Academia Russa de Ciências, Doutor em Economia, Professor, Chefe do Centro de Demografia Social e Sociologia Econômica, Instituto de Estudos Sócio-Políticos da Academia de Ciências da Rússia (Moscou, Rússia)

Colaboração:
Sra.Tamara Gers Dimitrov
Presidente
Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Morre historiador Nicolau Sevcenko, descendente de ucranianos

Nicolau Sevcenko na Universidade de Harvard em 2010.
Mais informações:

Notícia na Folha de S.Paulo:
Notícia no Estado de S.Paulo:
Notícia na Globo.com:
https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=Nicolau+Sevcenko&tbm=nws

PRINCIPAIS OBRAS DE NICOLAU SEVCENKO

'Orfeu Extático na Metrópole' (1992)
(Companhia das Letras; esgotado)
'Literatura como Missão' (1985)
(Companhia das Letras - 2ª ed.; esgotado)
'A Corrida para o Século XXI' (2001)
(Companhia das Letras)
'A Revolta da Vacina' (1983)
(Cosac Naify) 

Os livros também podem ser encontrados nos sebos do site: www.estantevirtual.com.br

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

DIA DA LÍNGUA E DA CULTURA RUSSA NA BIBLIOTEC MARIO DE ANDRADE 08/08/2014



A Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo – com apoio da Embaixada da Federação da Rússia no Brasil e do Consulado da Federação da Rússia em São Paulo – promoverá “O Dia da Língua e da Cultura Russa na Biblioteca Mário de Andrade”, no dia 08 de agosto.
A parceria já tem quatro anos e o objetivo é trazer ao povo brasileiro uma oportunidade de conhecer melhor o idioma, a cultura, a história, as tradições e a literatura da Rússia, e também destacar as suas influências no Brasil. Uma das novidades este ano são as Oficinas de Xadrez, que acontecerão no Deck da BMA.
A homenagem nesta edição do evento é pelos “200 anos de Mikhail Iúrievitch Lérmontov (1814 – 1841)”, poeta e romancista russo. Juntamente com Pushkin e Tiútchev, Lérmontov é um dos mais importantes representantes do romantismo na literatura russa e um crítico feroz da vida e da sociedade.

Programação

08 de agosto de 2014
14h às 17h
Sala de Convivência
Oficina – Língua e Cultura Russa
Sr. Rafael Almir Marcial Tramm – União Cultural pela Amizade dos Povos (Presidente e Coordenador do curso de língua russa)
Professoras Ekaterina Pivinskaya – Yásigi da Vila Prudente (tradutora e intérprete russo-português-russo); Alla Gueorguievna Dib – Clube de Cultura Russa (tradutora e intérprete russo-português-russo)

17h às 18h
Deck da Biblioteca Mário de Andrade
Oficinas de Xadrez
Noções básicas deste jogo de tabuleiro, que fez e faz parte da história da Rússia com seus jogadores tão famosos. Ministrado pelas famílias Zyrianoff e Sviatopolk Mirsky Coppini.

18h às 21:00h
local: Auditório
18h às 18h30 – Palestra “Imigração, Comparativo entre os Diferentes Fluxos Migratórios da Rússia para o Brasil”
Mostrar quais as características da imigração russa para o Brasil e quais foram os aspectos culturais mais preservados, comparando as imigrações para Canadá e Estados Unidos.
Palestrante: Vera Gers Dimitrov (Presidente do Conselho Coordenador Jovem de Compatriotas Russos. Diretora Cultural da Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo. Formada em Direito e pesquisadora de história e folclore russos.


19 às 19h30 – Palestra “O Sistema dos Duplos do Protagonista no Romance de Lérmontov O herói do nosso tempo
O tema do duplo é um dos mais antigos na literatura europeia. Uma realidade exterior ao sujeito, o duplo é ao mesmo tempo parecido com o original, mas também é seu oposto. Assim como toda a estrutura artística do romance em questão, as personagens secundárias servem para Lérmontov como uma característica complementar para o protagonista Grigórii Petchorin. Comparando e contrapondo Petchorin a Maksim Maksímytch, Gruchnítski e Verner, Lérmontov cria uma imagem completa do seu herói.
Palestrante: Maria Petrova (possui graduação em jornalismo pela Universidade Estatal de Moscou de M.V. Lomonosov (2006-2012) e atualmente é mestranda do Departamento de Letras Orientais na Universidade de São Paulo (USP). Seu interesse acadêmico é voltado para a literatura russa do início do século XIX, em especial para a obra do jovem Nikolai Gógol. Apresentou vários trabalhos em congressos sobre os contos ucranianos deste autor, além de traduzir uma de suas obras, A carta perdida).

20h às 20h30 – Palestra "Mascarada, A Jornada Fascinante da peça de Lérmontov"
A palestra se propõe a apresentar a peça Mascarada de Lérmontov desde a sua gênese no romantismo até a espetacular montagem de 1917, e alguns seus desdobramentos no teatro. Lérmontov viveu em período marcado por grande comoção social, uma época de transição na vida e na sociedade russas. Repressão e censura impunham um controle permanente sobre as atividades artísticas ao mesmo tempo que parte da aristocracia se divertia com jogos de cartas, duelos e mascaradas. Nesse contexto, Lérmontov escreveu Mascarada, uma crítica à sociedade e aos hábitos fúteis e mesquinhos de sua época. O autor não chegou a ver sua peça nos palcos, mas Vsévolod Meyerhold apaixonou-se pelo texto e, em 25 de fevereiro de 1917, estreou a sua montagem em meio a revolução que viria a derrubar a monarquia e a velha Rússia. 
Palestrante: Paola Zamboni Wray (formada em Russo e mestre em Literatura e Cultura Russa pela FFLCH-USP, autora da dissertação Mascarada, Uma Jornada Fascinante da peça de Liérmontov Aos Palcos de Meyerhold


20h30 – Encerramento “Canções Folclóricas da Rússia”
Coordenação: Maestro e músico: Victor E. Selin (músico profissional desde 1965 e regente por mais de 25 anos de diversos corais de música popular e lírica russas em São Paulo). 
Participação especial do Coral Folclórico Grupo Volga.

Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94
(próximo às estações Anhangabaú e República do Metrô)
tel: (11) 3775.0002

Realização: Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo
Apoio: Embaixada da Federação da Rússia no Brasil
             Consulado da Federação da Rússia em São Paulo